Projeto Conhecer para Cooperar visita Unimed Goiânia
Integrantes da comitiva destacaram importância do Projeto
Com o objetivo de difundir o conhecimento da atuação das cooperativas brasileiras aos formuladores de políticas relacionadas à saúde pública e suplementar, o Sistema OCB e a Faculdade Unimed lançaram, no dia 26 de fevereiro, o primeiro módulo do Projeto Conhecer para Cooperar - Ramo Saúde. As primeiras visitas aconteceram nas cooperativas do Sistema Unimed e Uniodonto de Minas Gerais, Goiás e Ceará.
No dia 28 de fevereiro, foi a vez da Unimed Goiânia receber os representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Ministério da Saúde (MS) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além dos representantes da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Federação Brasileira das Cooperativas de Anestesiologistas (Febracan), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) São Paulo e Goiás, Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas (Coopanest), Uniodonto Goiânia e Brasil, Faculdade Unimed, Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fecom), Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (Confemed), Unimeds Belo Horizonte, Curitiba, Grande Florianópolis e Campinas.
Além do presidente da Cooperativa, Breno de Faria, estiveram presentes os diretores da Unimed Goiânia: José Garcia (Recursos e Serviços Próprios II), Raquel Costa Coelho e Júlio Resplande (Conselho Técnico), Selma Trad (Planejamento e Controle), Sergio Baiocchi Carneiro (Mercado), Washington Rios (Recursos e Serviços Próprios I) e Adriano Auad (diretoria Médica). Também marcaram presença gerentes da instituição.
Breno de Faria
A abertura da visita foi conduzida pelo presidente da Cooperativa, que apresentou a Unimed Goiânia aos visitantes com uma exposição digital a respeito de sua história e seus números institucionais. “Estamos muito felizes em recebê-los e por ter a oportunidade de participar com a nossa experiência para fortalecer o cooperativismo de trabalho médico em todo o País”, disse o presidente. Em seguida, houve espaço para perguntas dos visitantes aos dirigentes sobre os projetos da gestão.
Eudes Arantes Magalhães
O presidente da Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom), da Confemed e um dos coordenadores do Ramo Saúde do projeto da OCB, Eudes Arantes Magalhães, entregou um presente especial ao presidente da Unimed Goiânia em agradecimento a sua recepção. Ele explicou que o projeto tem como objetivo apresentar para a sociedade e aos setores públicos o cooperativismo e seu funcionamento. “Nós estamos visitando as ‘boas Unimeds’, as Singulares de ponta dentro do Sistema, e o resultado é altamente positivo, pois rende uma boa troca de experiências e conhecimento”.
Visita ao Laboratório Unimed
Em seguida, os convidados participaram de visitas guiadas pelas instalações do Laboratório Unimed e do Centro de Diagnósticos, acompanhados pelos diretores de Recursos e Serviços Próprios I e II, e os coordenadores Médico e Administrativo do laboratório, Ailton Fraga Júnior, e do CDU, Edmur Muller e Marcos Noronha, respectivamente.
Espaço Sinta-se Bem
Encerrado o tour, todos foram convidados a se deslocar até o Espaço Sinta-se Bem, no Setor Aeroporto, para que a comitiva conhecesse a infraestrutura que abriga o novo projeto de Atenção Integral à Saúde e o Programa de Atenção à Saúde (PAS) da Cooperativa.
No Espaço Sinta-se Bem, o consultor de Modernização de Modelos Assistenciais da Unimed Goiânia, Daniel Peixoto de Albuquerque, fez uma apresentação do novo modelo de Atenção Integral à Saúde que está em fase piloto de implementação na Unimed Goiânia.
Janaína Fernandes da Silva
O atendimento preventivo foi destacado pela consultora técnica do Ministério da Saúde, Janaína Fernandes da Silva. “Me chama a atenção os planos de saúde estarem focados na atenção básica, porque não adianta você ter um atendimento que vise só a cura de determinada doença se você não tratar e cuidar antes. O SUS já tem esse foco, e é muito importante que o setor privado também esteja indo por este caminho”, disse ela.
Após a exposição, os visitantes foram acompanhados pela gerente de Recursos e Serviços Próprios II, Selma Souza, para conhecer a estrutura dessa nova unidade, que prioriza a humanização e a medicina preventiva.
Lara Brainer
“Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o foco no usuário dos serviços médicos oferecidos pelas cooperativas. Apesar de o ramo saúde ser uma atividade de negócio, os cooperados nunca deixaram de lado a ideia de que eles e suas cooperativas cuidam de pessoas. Percebi que esses dois lados da relação se harmonizam muito bem”, explicou a gerente de contratos e licitações da ANS, Lara Brainer.
O Projeto
A ideia do Projeto Conhecer para Cooperar - Ramo Saúde é apresentar a governança, as estratégias de gestão, os conceitos de cooperativismo, os desafios enfrentados na atualidade pelo setor de saúde cooperativista aos representantes da ANS, do MS e BNDES.
No começo da semana, a comitiva visitou as cooperativas em Minas Gerais e, na quarta-feira, visitou a Uniodonto Goiânia, a Coopanest-GO e a Unimed Goiânia. Logo após, seguiu para o Ceará.
Para a gerente geral da OCB, Tânia Zanella, esse alinhamento técnico entre os reguladores é essencial para o andamento saudável do cooperativismo. “Acreditamos que, assim, juntos, podemos promover ainda mais a saúde suplementar no Brasil, atendendo mais e mais brasileiros, com serviços de qualidade e em todas as partes do País”, explicou.
Integração e Intercooperação
Na oportunidade, os integrantes da comitiva destacaram a importância do Projeto Conhecer para Cooperar:
José Clovis de Oliveira
“Todas as visitas dessa semana foram de fundamental importância, pela integração com o Ministério da Saúde, a ANS, o BNDES, os colegas da Unimed e Uniodonto. Estamos acostumados a reinventar a roda. E, fazendo essas visitas, você descobre que muita coisa já está pronta. Basta adaptar à sua realidade e começa a trabalhar, poupando tempo e dinheiro e trazendo muitas vantagens aos nossos beneficiários”.
José Clovis de Oliveira, vice-presidente da Uniodonto Brasil.
Antônio Carlos de Faria
“Essas visitas têm sido positivas do ponto de vista de conhecer a experiência da Unimed Goiânia, que tem feito um trabalho bastante inovador no Sistema Nacional, atuando muito em alguns serviços próprios que são fundamentais, investindo em prevenção, que é um conceito moderno. Temos que cuidar das pessoas e não apenas das doenças. E do ponto de vista de relacionamento, porque estamos conversando com representantes da ANS, do MS, BNDES, dirigentes cooperativistas. É uma oportunidade ímpar para ter informações e orientações em questões estratégicas”.
Antônio Carlos de Faria, integrante do Conselho de Administração da Unimed Curitiba.
Fábio Lentulio Mota
“Estou muito feliz com as visitas. Uma das minhas preocupações é ter o Sistema Unimed bem, que cada um de nossos clientes sejam bem assistidos em todo o Brasil com a qualidade que oferecemos em BH. Ver o que a Unimed Goiânia está fazendo nos deixa muito contentes. Estou feliz e impressionado”.
Fábio Lentulio Mota, superintendente de Serviços Próprios da Unimed Belo Horizonte.
Clara Maffia
“A visita foi fantástica. O Projeto Conhecer para Cooperar tem sido uma experiência muito positiva. Temos a oportunidade de mostrar para os formuladores de políticas públicas o potencial do cooperativismo de saúde. Conhecemos os projetos, as estratégicas, os grandes números da Unimed Goiânia, que tem tudo para contribuir com o projeto”.
Clara Maffia, gerente Técnica e Econômica da OCB.
Gilberto Pessoa
“Estamos vivenciando melhor as características, especificidades e realizações das cooperativas que estão sendo objeto desse projeto, que é muito interessante. É claro que o universo de operadoras da ANS não é só de cooperativas, mas as cooperativas representam uma parcela importante. Acredito que um evento como esse é muito positivo porque dá oportunidade para que as operadoras participantes apresentem seus cases de sucesso, suas realizações, e nós, do lado da agência reguladora, podemos assim conhecer essa experiência”.
Gilberto Pessoa, diretoria de habilitação de operadoras da ANS.
Avelino Bastos
“Oportunidade muito boa de integração e troca de experiências com cooperativas e órgãos como ANS, MS e BNDES, porque derruba barreiras e desmistifica a visão de que seria difícil abordá-los para buscar soluções”.
Avelino Bastos, coordenador do Conselho Técnico da Unimed Campinas.
Natália Chaves
“Nossa intenção é compartilhar as melhores práticas dentro do sistema cooperativista. Está sendo fundamental para esse grupo, que tem representantes da ANS, MS, BNDES, e de outras cooperativas do Sistema Unimed, o compartilhamento de informações".
Natália Chaves, gerente de Marketing e Comunicação da Faculdade Unimed.