TEAjuda: Unimed Goiânia promove evento para pais de crianças com autismo
Goiânia, 02 de outubro de 2024.
Palestra foi ministrada pelo doutor em Psicologia, pela Universidade do Quebec, e fundador do Instituto Edward Tolman, Dr. Thiago Lopes
Crédito foto: Kallita Guedes – Unimed Goiânia
A Unimed Goiânia – Cooperativa de Trabalho Médico realizou no dia 28 de setembro, o evento “TEAjuda: juntos em toda neurodiversidade”, que contou com palestra ministrada pelo doutor em Psicologia, pela Universidade do Quebec, e fundador do Instituto Edward Tolman, Dr. Thiago Lopes. Na ocasião, o médico abordou o tema "Efetividade no Tratamento para Autistas", como objetivo de proporcionar informações e apoio a famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Na abertura, o diretor-presidente da Unimed Goiânia, Dr. Lueiz Canedo Amorim, destacou a importância da iniciativa. "Este evento é de grande relevância para todos nós, pois reconhecemos que muitas crianças em nosso grupo de beneficiários possuem diagnóstico do transtorno do espectro autista. Elas necessitam de acompanhamento e tratamento qualificados. Nós não abrimos mão da qualidade e sabemos que o tratamento precoce pode transformar vidas. Nosso trabalho é oferecer tranquilidade às famílias, assegurando que faremos o melhor possível”, reforçou.
Diversos pais compartilharam suas experiências e destacaram a importância de ações como esta. Fernanda Ferreira é mãe do Ítalo, de 7 anos, diagnosticado com autismo e enfatizou a relevância da palestra. “Conteúdos como este são extremamente importantes para nós, pais atípicos, para que possamos estar alinhados com o conhecimento dos profissionais e acompanhar de forma eficaz o tratamento de nossos filhos", afirmou.
Já Mykaella Gomes, mãe de um menino de 5 anos com autismo e comorbidades, também ressaltou a magnitude do evento. "É fundamental para nós, mães atípicas, entender melhor sobre o autismo e as comorbidades, para que possamos ter um respaldo melhor no acompanhamento." Kaely Milla Morais é terapeuta infantil e mãe de duas crianças atípicas, de 9 e 7 anos, e também compartilhou sua visão sobre o acolhimento da cooperativa com esta ação. "Estar acolhida e entender que há pessoas falando sobre o mesmo assunto que você vive é essencial. Além disso, a sociedade precisa compreender o que está acontecendo com as crianças neurodivergentes. Um evento como este traz luz para essa conscientização", pontuou.
O Dr. Thiago Lopes, palestrante do TEAjuda, ressaltou a total liberdade que teve da cooperativa para apresentar conteúdo, baseando-o em evidência. "Fiquei muito feliz com o convite e espero que possamos continuar trazendo informações relevantes para todas as famílias. Sei o que esses pais passam, pois também sou pai de duas crianças autistas", destacou.
A Unimed Goiânia reafirma seu compromisso em promover eventos que ofereçam suporte e informações para as famílias com crianças neurodivergentes, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de forma significativa como um todo.