Para atingir o nível máximo, foram implementadas diversas práticas e ações
A Cooperativa está acreditada no nível 1, o nível máximo do Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Foi a quarta operadora a ser acreditada no País. A primeira foi o Bradesco, em segundo e terceiro lugares, as Unimeds BH e São José do Rio Preto. Já no Sistema Nacional Unimed, a Cooperativa foi a terceira a obter a certificação.
A RN 277 foi instituída em 2011 e lançou o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde, cujo objetivo é aumentar a qualidade da prestação dos serviços por meio de critérios de avaliação que possibilitam a identificação e a solução de problemas por parte das operadoras de planos de saúde, com mais consistência, segurança e agilidade.
A acreditação é um processo voluntário de avaliação da adequação e eficiência dos serviços disponibilizados pelas operadoras, realizado pelas entidades acreditadoras homologadas pela ANS.
A avaliação é permanente e analisa uma série de itens distribuídos em sete dimensões: Programa de Melhoria de Qualidade; Dinâmica de Qualidade e Desempenho da Rede Prestadora; Sistemáticas de Gerenciamento das Ações dos Serviços de Saúde; Satisfação dos Beneficiários; Programas de Gerenciamento de Doenças e Promoção da Saúde; Estrutura e Operação e Gestão.
Para atingir o nível máximo, foram implementadas renovações na infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), otimização dos métodos de auditoria médica, implementação de sistemas de gestão de saúde modernos, adoção do princípio de regulação, criação de novos canais de relacionamento com prestadores e usuários, adoção de mais transparência em processos de liberação de procedimentos.
Selma Trad
"A Cooperativa está acreditada no nível 1, o nível máximo, e tem adotado todas as medidas para manter sua posição. Observamos com satisfação que esse processo deixou conceitos enraizados na Unimed Goiânia que estão servindo para enfrentar vários desafios ligados à melhoria contínua, ao desenvolvimento de indicadores da qualidade e aos investimentos na satisfação dos beneficiários,por exemplo," garante a diretora de Planejamento e Controle, Selma Trad.
Breno de Faria
“Creditamos esta conquista ao esforço coletivo de médicas e médicos cooperados em prestar uma assistência de qualidade aos nossos beneficiários, assim como às equipes de saúde das nossas unidades de Recursos e Serviços Próprios, por garantir um atendimento de excelência”, pontuou Breno de Faria, presidente da Cooperativa.