• Atendimento individualizado e personalizado;
• As consultas poderão ser agendadas com a equipe de referência através de ligação telefônica, WhatsApp, telemonitoramento e presencial;
• Consulta e atendimento clínico inicial deve, necessariamente, ser realizado pela equipe de referência do NAIS, o que caracteriza o serviço como porta de entrada;
• As especialidades de pediatria, ginecologia , obstetrícia e oftalmologia poderão ser realizadas diretamente no Centro de Especialidades Unimed, sem a obrigatoriedade de avaliação inicial pela equipe de referência;
• Situação de urgência e emergência o beneficiário poderá procurar o Serviço de Atendimento Unimed – SAU ou os demais prestadores conforme o guia médico sem necessariamente ser autorizado pela equipe de referência;
• Em caso de sintomas procure sua equipe de referência para que possamos identificar as suas necessidades em saúde e direcionar o melhor atendimento além de programar a continuidade do cuidado.
Quem pode aderir ao Unimed Pra Cuidar?
Para ter o Plano Unimed Pra Cuidar você precisa:
Ser beneficiário do plano.
Estar com situação contratual regular junto a Unimed Goiânia.
O que é Atenção Primária à Saúde APS?
É reconhecidamente a porta de entrada preferencial de acesso ao sistema de saúde, sendo ela que possibilita um melhor fluxo e itinerário do paciente entre os demais níveis de atenção, fundamentado nas necessidades de saúde apresentadas, nos seus mais diversos graus de complexidade.
Quais são os atributos da APS?
Acesso e primeiro contato
Facilidade de acesso ao sistema de saúde e primeiro contato resolutivo para o indivíduo.
Integralidade
Nas ações e no cuidado, ampliando abrangência e capacidade de resolução dos serviços disponíveis na atenão primária, em diferentes áreas e nas diversas situações de contato.
Longitudinalidade
Continuidade do cuidado ao longo da vida, a partir de uma relação interpessoal intensa e duradoura, que expresse a confiança mútua entre os usuários e os profissionais de saúde.
Coordenação da Atenção
Gestão do cuidado, de forma ordenada e oportuna, sob orientação do mesmo profissional, pela mesma equipe, além do reconhecimento de problemas abordados em outros serviços e a integração desse cuidado nos diferentes níveis da atenção à saúde.
Como funciona o telemonitoramento?
O monitoramento telefônico tem sido utilizado como estratégia para o processo educativo, para a identificação de alterações nas condições de saúde e orientação à procura de atendimento médico. As orientações fornecidas via telefone podem ser um importante auxílio na promoção de saúde com consequente melhora do conhecimento e autocuidado.
O telemonitoramento permite às equipes de APS receber informações sobre a condição de saúde dos beneficiários a ela vinculados, sua adesão ao plano terapêutico proposto e seu progresso em relação ao alcance das metas estabelecidas relativas as suas condições de saúde.
O que é acesso?
Acesso é um dos elementos dos sistemas de saúde, dentre aqueles ligados à organização dos serviços, que se refere à entrada no serviço de saúde e à continuidade do tratamento. A APS pode funcionar como “porta-de-entrada” do sistema a partir dos quais os pacientes são atendidos e, se necessário, encaminhados a serviços de maior complexidade tecnológica e organizacional.
O que é busca ativa?
De acordo com o Ministério da Saúde, a busca ativa é um procedimento de suma importância no conjunto de ações de cuidados primários em saúde e vigilância epidemiológica, tendo por objetivo a identificação precoce de casos suspeitos e uma rápida confirmação para orientar a adequação de medidas de controle e orientação dos próximos passos.
Na busca ativa, como a própria expressão indica, o serviço de saúde busca os beneficiários de forma ativa, direcionando para o serviço mais adequado, sem aguardar que as pessoas sintam a necessidade de buscar um serviço de saúde qualquer. Podem ser citados como exemplos de ações de busca ativa, envio de material explicativo e contatos telefônicos.
O que é plano de cuidado?
Compreende-se por Plano de Cuidado o estabelecimento de prioridades e objetivos para solucionar e/ou prevenir problemas de saúde e efetuar o seguimento desses pacientes a fim de verificar se as intervenções realizadas foram efetivas ou se novos problemas de saúde surgiram. O Plano de Cuidado deve ser uma construção conjunta da equipe de APS com o paciente e ou grupos de pacientes.
Você sabe o que é um gestor ou coordenador do cuidado?
Gestor ou coordenador do cuidado (navegador) é o profissional que tem a responsabilidade pela coordenação da atenção à saúde do paciente. Mesmo que diferentes profissionais intervenham sobre um caso, é importante definir claramente quem será o profissional de referência.
Você sabe a importância do atendimento com equipe multidisiciplinar?
Equipe multidisciplinar é um grupo com profissionais de diferentes funções, expertises e qualificações e que se complementam. Um aspecto essencial para que a APS alcance a resolutividade esperada como serviço de primeiro contato do beneficiário e ordenadora do fluxo do paciente na rede é a conformação da equipe técnica. Ademais, o trabalho em equipes multidisciplinares em saúde é reconhecidamente a base das ações em saúde para efeitos de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação ou cuidados prolongados do paciente. Não é ótimo encontrar esse tipo de atendimento em um só lugar? E ainda, ter uma equipe qualificada responsável por sua saúde e de sua família?
Como posso agendar uma consulta com a equipe multidisciplinar?
Você faz o agendamento pela Jane.
Sua consulta é então agendada com a equipe multidisciplinar em que médico da família fará uma análise completa das suas condições de saúde, fatores de risco aos quais você é exposto e rastreamento de doenças.
As consultas subsequentes serão de acordo com seu ciclo de vida, condição de saúde e risco e estabelecido pela equipe de referência.
Onde serei atendido em caso de Urgência e Emergência?
O beneficiário poderá se dirigir ao SAU ou SAU Pediátrico (para crianças) ou em qualquer hospital credenciado pelo plano.
O beneficiário poderá ainda, utilizar os serviços de pronto atendimento virtual.
Ginecologista, Obstetrícia e Pediatria serão rede livre?
Para essas especialidades não é necessário passar pelo médico da família e os beneficiários poderão consultar diretamente no Centro de Especialidades Unimed, que conta especialistas qualificados para realizar os acompanhamentos.
Quando chega minha carteirinha do novo Plano?
A carteirinha do Plano Pra Cuidar é exclusivamente digital, para acessar a sua e dos seus dependentes app em Produtos > Plano de Saúde > Cartão Virtual
Para acessar as carteirinhas dos dependentes entre em Produtos> Plano de Saúde> trocar e escolha o dependente depois acesse “Cartão Virtual”. Importante manter atualizado os dados cadastrais, principalmente o CPF dos dependentes para que o Cartão Virtual seja habilitado.
Exames laboratoriais e de Imagem serão feitos onde?
Prioritariamente nos laboratórios e Centro de Diagnósticos Unimed. Quando não houver disponibilidade do exame na rede própria haverá liberação para a rede referenciada do produto conforme guia médico no SuperApp.
Passei por um especialista e tenho retorno marcado, como proceder?
Seu retorno com o médico da rede está garantido em até 20 dias após a consulta.
Terapias especiais que estão sendo prestadas pela rede serão mantidas?
Os tratamentos e acompanhamentos que já se iniciaram, poderão continuar com o mesmo profissional.
Casos novos serão referenciados à equipe do Bem Te Vi.
Tenho direito a reembolso das consultas pagas de maneira particular?
Tenho direito a transcrição dos exames solicitados em consultas particulares?
Sim, para realização na rede referenciada do Pra Cuidar.
Quais especialidades terei no CEU?
Você pode acessar a lista de serviços e especialidades do Centro de Especialidades Unimed no link:
Acesse Aqui a Lista
Faço acompanhamento mensal com meu psiquiatra há anos, nesse caso como ficará?
Os beneficiários serão avaliados pela equipe Pra Cuidar que eventualmente poderá manter o tratamento.
Como fica a coparticipação no Pra Cuidar?
Sem coparticipação para consultas com a equipe do Pra Cuidar e Teleconsultas. Coparticipação de 30% para consultas eletivas fora da equipe referência. Coparticipação de 50% para consultas em pronto socorro. Demais procedimentos, exames e terapias não há coparticipação.
O Plano Pra Cuidar tem cobertura para Urgência e Emergência nacional?
Como obter meu cartão de identificação como beneficiário?
A Unimed Goiânia disponibilizará ao beneficiário titular e respectivos dependentes o acesso ao cartão virtual individual de identificação. Os beneficiários poderão optar pelo cartão magnético de identificação individual impresso em meio físico, mediante solicitação do beneficiário junto ao Gestão de Pessoas e pagamento do ônus de impressão no valor de R$ 10,00 por unidade impressa, podendo esse valor ser reajustado mediante comunicação prévia.
O médico de família vai me encaminhar para o meu médico?
O médico de família é um especialista qualificado para atender as suas demandas de saúde podendo solicitar exames, propor tratamento fazendo um acompanhamento completo. Se necessário integrar com outros profissionais da saúde, o médico fará o encaminhamento e você será atendido conforme as regras do plano.
Como fazer para inclusão, exclusão ou troca de acomodação do plano?
Entrar em contato com o RH da empresa pelo contato: xx xxxxx-xxxx