arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Unimed do Brasil cria Política de Qualidade






O diretor Administrativo da Unimed do Brasil, Francisco Pilla, apresentou aos colaboradores, no 9 de agosto, a Política e os Programas de Qualidade adotados pela Confederação. O objetivo da iniciativa é alcançar a excelência operacional e obter a certificação ISO 9001:2008.

Desta maneira, a Política pretende “promover ações embasadas nos princípios cooperativistas, para a valorização do trabalho médico, buscando a excelência operacional, por meio da melhoria contínua, sustentada por permanente procura de inovação dos processos, dos serviços e produtos, visando ao aumento da satisfação dos nossos clientes internos e externos; ao engajamento das partes interessadas; e ao fortalecimento da marca. Nosso compromisso é demonstrado por meio dos objetivos, metas e indicadores definidos no Plano de Desenvolvimento Organizacional (PDO)”.

Segundo o diretor, a Política está em plena sintonia com o PDO implantado em 2010 na Confederação. Além da Política, a área de Qualidade e Processos, coordenada por Jeanine Barbosa, elaborou também dois Programas voltados ao tema: o “Treinar para Melhorar” e o “Melhorar para Crescer”.

O primeiro tem por objetivo treinar os colaboradores para operacionalização dos novos processos estabelecidos; implementar melhorias em processos já padronizados; e conhecer e praticar aspectos relacionados à Qualidade e Processos. Para tanto, contempla atividades como a realização de treinamentos específicos para os novos processos ou para processos a serem melhorados, palestras e cursos sobre temas da Qualidade e Processos e também workshops.

Por sua vez, o “Melhorar para Crescer” visa incentivar os colaboradores da Unimed do Brasil a opinarem sobre os processos vigentes na empresa, com o intuito de se buscar a melhoria contínua e o alcance da excelência operacional. Assim, prevê a realização de pesquisas de satisfação; a criação do Comitê de Qualidade e do Comitê de Auditoria Interna da Qualidade; e a implantação de auditorias (internas e externas) da Qualidade.

“Quando chegamos em 2009, procuramos estudar o que estava sendo feito de positivo na Confederação e aprimorar alguns processos. Na área Administrativa, por exemplo, já promovemos 48 ações durante o período, buscando a melhoria para os colaboradores. Acredito que chegamos num ponto de maturidade no qual é possível trabalharmos para alcançar a ISO 9001:2008 e, com ela, atingir novo patamar de qualidade”, afirmou Francisco Pilla.

Fonte: Confidencial, informativo da Unimed do Brasil

 

${loading}