arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Médicos solidários amigos da APAE






A Unimed Goiânia e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Goiânia (APAE) assinaram, neste 12 de março, o convênio do Programa “Ser amigo da APAE faz bem ao coração”, para estimular médicos cooperados a contribuírem diretamente com o desenvolvimento de projetos mantidos pela APAE Goiânia nas áreas de assistência social, educação, saúde (prevenção, adaptação e reabilitação), formação e encaminhamento para o mercado de trabalho.

Também foi criada uma nova marca de Responsabilidade Social, o selo “Médico Solidário amigo da APAE”, uma certificação para reconhecer médicos solidários que mostram que a ética e a responsabilidade social podem extrapolar as barreiras de seus consultórios e transformar a comunidade a sua volta.

Assinatura do Contrato entre Unimed Goiânia e APAE; Discurso do Dr. Sérgio Baiocchi; CONSAD e representantes da APAE de Goiânia, a presidente Emília Teresinha Borges e o voluntário Edmilson Miranda

A iniciativa foi lançada oficialmente em uma solenidade que contou com a presença da presidente da APAE Goiânia, Emília Teresinha Borges e integrantes do Conselho de Administração da Unimed Goiânia, Dr. Sizenando da Silva Campos Júnior, diretor-presidente; Dr. João Damasceno Porto, diretor-administrativo; Dra. Selma Herculiani Trad Honorato, diretora-financeira; Dr. Sérgio Baiocchi Carneiro, diretor de Mercado; Dr. Adriano Alfredo Brocos Auad, diretor-médico; Dr. Breno de Faria, diretor de Planejamento e Controle; Dr. Lueiz Amorim Canêdo, diretor de Auditoria Médica; diretores de Recursos e Serviços Próprios, Dr. Ricardo Esperidião e Dr. Pedro Jorge Leite Gayoso; e diretores do Conselho Técnico, Dra. Ilza Pascoal Trevenzol e Dr. Clausmir Zaneti Jacomini.

“A responsabilidade cidadã também é parte do compromisso ético. É nosso dever contribuir para mudanças de cultura e comportamento que tornem a própria sociedade mais inclusiva”, afirmou Dr. Sizenando da Silva Campos Júnior, presidente da Unimed Goiânia.

O projeto

O engajamento com a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla foi escolhido como foco da ação destes profissionais porque a inclusão faz parte do compromisso ético de promover a diversidade, respeitar a diferença e reduzir as desigualdades sociais.

Segundo o diretor de Mercado, Dr. Sérgio Baiocchi Carneiro, “isto coloca a inclusão de pessoas com deficiência como um dos temas mais importantes a serem tratados pela sociedade e, por que não, pela classe médica”, afirma.

A APAE Goiânia atende cerca de 450 crianças e adolescentes carentes com deficiência intelectual e/ou múltipla e conta com mais de 42 anos de atuação que a consolidaram entre as mais sérias e respeitadas entidades filantrópicas do país e do mundo.

Os médicos que aderem à campanha são certificados com o selo de responsabilidade social “Médico Solidário Amigo da APAE”. Uma forma de valorizar a sua imagem como profissional consciente e atuante, agregando valor ao seu nome e aos consultórios. Os médicos solidários ainda recebem kits personalizados, que simbolizam seu compromisso social.

No Brasil, a primeira APAE foi criada em 1954 e hoje está presente em mais de 2.500 cidades em todo o Brasil. Há mais de 57 anos a razão da existência da APAE é levar esperança e uma vida melhor a milhares de crianças e jovens deficientes.

Alcance social

Confraternização dos Usuários APAE Goiânia 2011; Encontro de Formação de Família e IX Jogos Internos APAE Goiânia

O grande desafio da APAE Goiânia atualmente é ampliar a sua atuação, de maneira sustentável, tendo em vista a necessidade crescente da sociedade por estes serviços.

Segundo a presidente da APAE Goiânia, Emília Teresinha Borges, “é graças à contribuição de projetos como o “Médico Solidário Amigo da APAE” que a associação pode dar continuidade aos seus projetos e ampliá-los, levando esperança e uma vida melhor a um público cada vez maior de pessoas com deficiência”.

"Nós não podemos ignorar esta realidade e precisamos trabalhar em parceria com instituições sérias para sensibilizar a classe médica e a sociedade, para apoiarem esta causa com o intuito único de promover uma inclusão social mais justa desprovida de assistencialismo. Assim, cumprimos nossa missão ética como profissionais e também como seres humanos", destacam os integrantes do Conselho de Administração da Unimed Goiânia.

 

${loading}