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Retrospectiva 2012 ¿ Final






Nesta edição, com a publicação de sua terceira parte, é finalizada a retrospectiva dos principais fatos noticiados pelo Boletim Confidencial em 2012. Confira abaixo o término deste resumo:

Consultoria interna de RH inicia suas atividades: foco reforçado no desenvolvimento de competências

O desenvolvimento de competências para promover e reter talentos essenciais aos negócios da Unimed do Brasil e do Sistema Unimed. Assim pode ser descrita a atuação da área de Gestão de Pessoas da Confederação em 2012.
Nesse sentido, uma importante evolução foi a criação da Consultoria Interna de RH, que funciona como parceiro do Gestor da Confederação, oferecendo suporte técnico de forma a garantir resultados que impactam no clima organizacional e aumentam o engajamento dos colaboradores.

Entre os fatos mais importantes da área no ano, destaque também à nova versão do livro ‘Melhoras práticas em gestão de pessoas’ (vide Confidencial 700), lançada na 42ª Convenção Nacional Unimed.

A obra traça comparativo da realidade organizacional das empresas do setor de Serviços de Saúde com as 150 Melhores Empresas para se Trabalhar (pesquisa desenvolvida pela Revista Exame, da Editora Abril). Esse material possibilita aos dirigentes e profissionais das áreas de Recursos Humanos das cooperativas conhecer as melhores práticas do mercado e construir juntos um novo modelo de gestão, adotando novas estratégias, políticas e ações na maneira de selecionar, contratar, remunerar, desenvolver, avaliar, reconhecer, reter e cuidar das pessoas que trabalham no Sistema Unimed.

Tecnologia transformou o Intercâmbio Nacional em uma ferramenta ainda mais ágil e eficiente

O Intercâmbio Nacional conquistou importantes avanços tecnológicos em 2012. Em julho, foi implantado o software de Contestação AJIUS (vide Confidencial 694), além da implantação parcial do software de pacotes e tabela contratualizada, no mês de setembro. Tais inovações otimizaram e agilizaram os processos da área, contribuindo para melhoria de desempenho, ou seja, atendimento com mais qualidade ao Sistema.

Para disseminar o conhecimento e a capacitação sobre as novidades, durante o ano foram ministrados treinamentos in loco sobre o Intercâmbio Nacional e o AJIUS junto às Unimeds. Além disso, foi elaborado o Manual de Construção do Guia Médico, utilizado para padronização do uso da marca neste material.

Em novembro passado, foi realizada reunião com o grupo responsável pelas Câmaras Técnicas do AJIUS de cada Estado e aprovada a produção do Manual Operacional das Câmaras Técnicas de Intercâmbio, elaborado pela Equipe de Intercâmbio da Unimed do Brasil. O manual objetiva, entre outros pontos, a padronização dos pareceres de glosas emitidos pelas Federações.

2012 também foi um ano de significativas resoluções na área, como a entrada da Confederação no Comitê Nacional de Mercado, que passou a realizar reuniões bimestrais e a ter logomarca própria (vide Confidencial 684). Ademais, foram reajustados os valores nas consultas médicas eletivas e de visita hospitalar. Na reunião do Conselho Confederativo de 09 de novembro (vide Confidencial 712), foi apresentada e aprovada por unanimidade a proposta de reajuste para consultas: para consulta efetiva, passou de R$ 50 para R$ 60; consulta PS, de R$ 40 para R$ 50; e visita hospitalar, de R$ 40 para R$ 50. Também foi ajustado o valor dos honorários médicos no Intercâmbio Nacional, que hoje é redutor de 15% sobre a CBHPM 5ª edição.

Ano novo, produtos novos no portfólio da Confederação

Responsável por 36% do faturamento bruto da Unimed do Brasil em 2012, a área de Comercial e Produtos da Confederação expandiu o seu seu portfólio de ferramentas no ano passado. A ‘estrela’ foi o Benefício Família, ganhou a companhia de novos produtos, entre eles: Garantia Funeral, Unimed Fone e SOS Unimed (vide Confidencial 704). Em seu papel de difusora dessas soluções comerciais às Cooperativas Médicas e de geradora de renda à Unimed do Brasil, a área marcou presença nos mais diversos eventos do Sistema Unimed e promoveu uma série de apresentações sobre os produtos durante o ano.

Obra inédita trouxe o que há de mais importante para médicos e enfermeiros auditores

Em uma iniciativa sem precedentes, a área de Gestão Institucional em Saúde da Unimed do Brasil reuniu os principais assuntos do interesse de médicos e enfermeiros auditores em uma única obra: o livro "Auditoria em Saúde – Abordagem Atualizada dos Conceitos e Fundamentos de Auditoria" (vide Confidencial 704).

Com mais de 300 páginas, o livro é composto por artigos escritos por médicos e enfermeiros auditores, representantes de Federações e Unimeds do Colégio Nacional de Médicos Auditores Unimed (CNA) e do Comitê Nacional de Enfermeiros Auditores (Conenfa).

A área promoveu também pesquisa nacional de grande relevância para os dirigentes e presidentes de Unimeds: o Cadastro Nacional de Médicos e Enfermeiros Auditores. Com os resultados, conseguiu mapear o perfil e os dados sobre os Auditores do Sistema Unimed.

Pesquisas e relatórios: ferramentas estratégicas para o Sistema

A área de Gestão Estratégica atuou efetivamente em 2012 para levantamento e avaliação de dados estratégicos de grande valida para tomada de decisões estratégicas do Sistema. O controle mais efetivo da atualização do CADU e a realização de pesquisas com temas relevantes aos objetivos estratégicos do Sistema foram alguns dos destaques da área no período.

Considerando a dimensão e a capilaridade da Unimed, o CADU, criado em 2010, é uma importante ferramenta que visa reconhecer e disseminar dados estratégicos do Sistema, sendo que em 2012 tornou-se obrigatório efetuar a atualização mensal de vários dados do aplicativo.

Também foi criada a Câmara Técnica da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários. Essa pesquisa, que atingiu operadoras de médio e grande porte, teve a atuação da área de Gestão Estratégica como facilitadora na aproximação das Unimeds junto às empresas especializadas em pesquisas para realização das entrevistas definidas pelo órgão regulador.

Ainda na área de pesquisa várias iniciativas foram realizadas junto ao Sistema, tendo seus resultados disseminados com o envio direto às Unimeds ou nos diversos eventos. Dentre elas, destacam-se: Pesquisa de Satisfação das Unimed com a Unimed do Brasil; Principais problemas enfrentados pelas Unimeds; Atividades atuariais no Sistema Unimed; GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos no Sistema Unimed; PCD – Pessoas com Deficiência no Sistema Unimed; Compras de Uniformes no Sistema Unimed; Softwares de Gestão / TI no Sistema Unimed; Certificação e Acreditação de Operadoras do Sistema Unimed; Relacionamento com os Cooperados no Sistema Unimed.

Em continuidade ao trabalho desenvolvido de publicações e relatórios desenvolvidos ou coordenados pela área de Gestão Estratégica, destacaram-se em 2012: Publicação Perfis Demográficos e Estratégicos do Sistema Unimed; Relatório Saúde em Números; Relatório de Custos Assistenciais; Relatório de Indicadores de Gestão de Pessoas.

Início de atividades para a Consultoria Atuarial

A Unimed do Brasil criou em 2012 a Consultoria Atuarial (vide Confidencial 671). No leque de atribuições desta nova área assessora, podem-se listar os seguintes aspectos: detenção de informações mais precisas para a defesa institucional do Sistema Unimed; conciliação do papel de apoiador institucional com o de prestador de serviço em atividades sem gerar conflito de interesses, agregando valor para todo o Sistema Unimed; ferramenta adicional para a Confederação na interlocução entre as Singulares e a ANS; e atendimentos a demandas internas da Confederação. No ramo das assessorias, vale ressaltar o trabalho desenvolvido pelas assessorias financeira, contábil e jurídica, como suporte à Confederação e também ao Sistema Unimed na tomada de decisões estratégicas.

CAS e CQIS se unem e avançam no projeto de Atenção Integral à Saúde

Um passo além. Assim pode ser definida a integração do Comitê de Atenção Integral à Saúde (CAS) ao Centro de Qualidade e Inovação em Saúde (CQIS), criado para implantar o novo modelo assistencial no Sistema Unimed. Ocorrida em agosto, tal união resultou no desenvolvimento dos projetos de Atenção Primária à Saúde, que foram postos em prática em Unimeds piloto e podem ser ressaltados como o grande fato da área de Custos Assistenciais da Unimed do Brasil em 2012.

Hoje, estes trabalhos, originados a partir de diretrizes impostas pelo Workshop Conhecer para Transformar, são desenvolvidos por quatro eixos, cada um com seus grupos de trabalho e atribuições específicas, englobando aspectos como ‘Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças’; ‘Inovação do Modelo de Atenção à Saúde’; ‘Educação em Saúde e Educação Continuada’; e ‘Fomento à Acreditação de Operadoras Unimed’ (vide Confidencial 697). O projeto já se encontra em andamento em algumas das Unimeds, com a sequência da expansão dos trabalhos para 2013.

Fonte: Confidencial, informativo da Unimed do Brasil.

 

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