arquivo-noticias - Unimed Goiânia

SBH lança Diretrizes de Síndrome Metabólica






A Sociedade Brasileira de Hipertensão anuncia a conclusão da I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica. A Síndrome Metabólica é reconhecida como o conjunto dos principais fatores de risco relacionados ao aumento da mortalidade cardiovascular, estimado em 2,5 vezes. São eles a hipertensão arterial, o diabetes, a obesidade e as alterações lipídicas.

Segundo o Dr. Ayrton Brandão, Presidente Anterior da SBH, essa é uma iniciativa pioneira que oferece uma abordagem conjunta desses fatores de risco, e ainda não há documento similar no mundo. A vantagem é que ele poderá ser utilizado não só por especialistas das áreas, mas também pelo conjunto de profissionais da saúde, auxiliando no diagnóstico e tratamento dos fatores de risco, em conjunto ou separadamente.

Sua necessidade foi identificada a partir de observações da prática médica diária, como o crescimento da obesidade e da prevalência da hipertensão arterial, notando-se ainda que muitos dos pacientes geralmente apresentavam o conjunto de fatores de risco associados.

Para a elaboração das Diretrizes, foram convidadas as Sociedades Brasileiras de Diabetes, de Cardiologia, de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira para Estudos da Obesidade. Foram formados nove grupos de trabalho, compostos por representantes das cinco áreas, sendo oito dedicados a temas pontuais da SM e um dedicado especificamente à sua abordagem. Os noventa profissionais envolvidos se reuniram, então, em um evento que ocorreu no Rio de Janeiro, entre 12 a 14 de agosto de 2004, para a elaboração do consenso.

As Diretrizes já estão disponíveis para download e serão também publicadas nas revistas científicas das sociedades relacionadas.

Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão
21/01/2005

${loading}