Pesquisadores do Projeto Praça Onze ¿ Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenados pelo médico infectologista Mauro Schecheter, estão iniciando um importante estudo de uma pesquisa de vacinas preventiva contra a Aids: HVTN 502. Há muitos anos uma pesquisa de vacina contra a Aids não chegava a um teste de ¿fase 2¿ (em um número maior de voluntários).
Estudos de fase 1 são feitos com menos de cem pessoas. Os de fase 2 já envolvem de 200 a 600 pessoas e os de fase 3, de 2.500 a 10 mil pessoas.
No mundo, hoje, há apenas uma vacina em teste na fase 3, nos EUA e na Tailândia.
Segundo Mônica Barbosa, Coordenadora de Educação Comunitária do Projeto Praça Onze, este estudo está sendo realizado também em outros países (Estados Unidos, Canadá, República Dominicana, Haiti, Peru e Austrália) para responder três perguntas: É seguro aplicar a vacina em estudo? A vacina em estudo diminui a chance de uma pessoa ser infectada pelo HIV?
Se algumas pessoas deste estudo forem infectadas pelo HIV durante o andamento do estudo, por terem se exposto à risco, a vacina do estudo diminuirá a quantidade de HIV em seu sangue?
Para obter as respostas que confirmarão a eficácia da vacina HVTN 502, estão sendo selecionados, em todo mundo, 3 mil candidatos a voluntários que possam ajudar na pesquisa. No Brasil, os pesquisadores estão selecionando 230 pessoas entre homens e mulheres. ¿Estamos em busca de mulheres de 18 a 45 anos, que tiveram parceiro sexual soropositivo nos últimos seis meses, ou que sejam profissionais do sexo, ou que tiveram sífilis ou doença inflamatória pélvica. Também estamos selecionando homens que estejam na faixa etária de 18 a 45 anos e que tenham feito sexo com homens nos últimos seis meses¿ explica Mônica Barbosa.
A vacina é composta por um vírus sintético, criado em laboratório.
A duração do estudo será de 4 anos e 6 meses. Nos primeiros seis meses da pesquisa, metade dos participantes receberá três injeções com a vacina em estudo e a outra metade receberá três injeções com placebo. Placebo é uma substância inócua, que não contém vacina em sua formulação. O objetivo do uso do placebo é comparar os dados de quem tomou a vacina em estudo com os dados de quem não tomou. No Rio de Janeiro, as 65 pessoas selecionadas para o estudo receberão as vacinações, serão acompanhadas por mais 4 anos, e realizarão visitas ao Projeto Praça Onze, a cada seis meses.
Para tornar-se voluntário do estudo HVTN 5002, basta procurar o Projeto Praça Onze/UFRJ, Hospital Escola São Francisco de Assis. O endereço é Avenida Presidente Vargas, 2863, Cidade Nova- RJ. Os telefones de contato são (21) 2273-9073 e 9375 0990. O web-site é www.pracaonze.ufrj.br.
Sobre o estudo HVTN 502
O estudo HVTN 502 será conduzido pela Merck & Co., Inc., em parceria com a Divisão de Aids (DAIDS) dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH), e com a Rede de Avaliação de Vacinas para o HIV (HVTN). No Brasil, a pesquisa será realizada no Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS/SES-SP, na Escola Paulista de Medicina ¿ Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e no Projeto Praça Onze ¿ Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Fonte: Agência de Notícias da Aids
10/08/2006