arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Luta contra a AIDS






 
Hoje faz 25 anos da primeira vez que se ouviu no mundo a sigla Aids. Desde 1981, nós testemunhamos grandes avanços nas respostas à epidemia - desde indivíduos e comunidades locais até em âmbito global. Diferentes públicos se uniram para enfrentar um desafio comum. Houve descobertas científicas muito importantes (em particular, no desenvolvimento do tratamento anti-retroviral), níveis jamais vistos de mobilização de recursos e progresso na coordenação e na melhoria da eficácia da resposta.
 
Apesar desses avanços, entretanto, aproximadamente 40 milhões de pessoas estão vivendo com HIV hoje; estima-se que 8,5 mil novas infecções ocorram diariamente e somente uma em cada dez pessoas tem acesso aos serviços de tratamento e prevenção, incluindo a prevenção da transmissão de mãe para filho e o acesso à terapia anti-retroviral. As mulheres jovens e as meninas são desproporcionalmente vulneráveis ao HIV devido às desigualdades e aos papéis tradicionais de gênero; os jovens com idade entre 15 e 24 anos compreendem 50% das novas infecções; e, lamentavelmente, populações vulneráveis continuam sem atendimento adequado pelas ações nacionais, incluindo trabalhadores do sexo, homens que fazem sexo com homens e usuários de drogas injetáveis.
 
Não pode haver espaço para complacência quando se fala do HIV e da Aids. Uma forte ação é requerida, particularmente por meio de esforços de prevenção maciçamente expandidos e intensificados ao lado de atividades que visam ampliar o acesso ao tratamento e à assistência. Caso contrário, a epidemia continuará a avançar e ameaçará o desenvolvimento duramente conquistado e as perspectivas futuras para o desenvolvimento sustentável. Respostas coordenadas, estratégicas e intensificadas são necessárias para o mundo impedir uma maior propagação do HIV e para proteger indivíduos, famílias, comunidades e nações do impacto da Aids.
 
A Unesco está enfrentando os desafios apresentados pela epidemia de HIV/Aids. Eu incito todos a usarem o Dia Mundial da Luta Contra a Aids deste ano para renovar nosso compromisso coletivo a nos mantermos responsáveis pelo sucesso da resposta da Unesco ao HIV/Aids.
 

Correio do Povo ¿ RS
Ko\'chiro Matsuura

 


 

${loading}