O Hemocentro deve registrar, neste final de ano, uma queda de 30 a 40% em seu estoque de sangue. Essa informação é da diretora administrativa do centro, Teresinha Maria Souza. Segundo a diretora, enquanto o estoque fica quase pela metade, há um significativo aumento da demanda. ¿Com o período de festas de fim de ano e férias, o número de acidentes nas estradas aumenta e cresce o número de pessoas precisando de sangue¿, afirma Teresinha. Para agravar a situação, o número de doadores diminui.
A quantidade de bolsas também não é suficiente para atender os hospitais neste período. Só para lembrar, o Hemocentro abastece os principais institutos médicos do Estado, como o Hugo, HDT, HGG e as maternidades. Só o Hugo aumenta seu consumo de sangue em 40% nesta época. Por isso, a diretora pede para que a população doe sangue neste final de ano. Para fazer a doação, a pessoa deve se dirigir ao Hemocentro, que fica na Avenida Anhanguera n° 5.195, Setor Coimbra, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17 horas.
Para ser doador, é preciso ter mais de 18 anos e menos de 60, pesar mais que 50 kg, não estar em jejum há mais de 6 horas, ter boa saúde, não ter hepatite ou icterícia, entre outras restrições. Outra dica importante, principalmente nesse momento de festas, é a proibição de ingestão de bebida alcoólica no dia da doação.
Fonte: Agência Goiana de Comunicação