O Centro de Vacinação da Unimed Goiânia está preparando a edição 2007 da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que se realizará entre março e maio próximos, com descontos especiais para os seus beneficiários de planos de saúde, e gratuita para os clientes Unimed com idade a partir de 65 anos.
No decorrer dos meses de março e abril, a Cooperativa veiculará uma campanha educativa nos meios de comunicação para sensibilizar a população sobre a necessidade de fazer a prevenção da gripe.
¿A vacinação anual contra a gripe é prioritariamente indicada para pessoas acima de 60 anos, crianças menores de dois anos, pacientes com problemas cardíacos, pulmonares, anemias, metabólicos como diabetes e imunodeprimidos, além de profissionais que trabalham em serviços de saúde, asilos e creches¿, esclarece Dra. Letícia Aires, coordenadora do Centro de Vacinação, ao destacar que a melhor prevenção da gripe é a vacina.
Ela observa que a imunização contra gripe não se restringe a estas pessoas, podendo ser feita em qualquer pessoa acima de dois meses de idade. A vacina oferece proteção variável de 70% a 85%, dependendo da faixa etária. Sua duração é de um ano, pois a composição da vacina depende dos vírus que estão circulando e causando a doença no ano em questão.
¿É uma vacina de vírus inativados, portanto bastante segura, causando poucos efeitos colaterais¿, explica a coordenadora do Centro de Vacinação.
Empresas
A Unimed Goiânia mantém uma estrutura adequada para vacinação contra a gripe voltada para empresas clientes dos seus planos de saúde ou da assistência de Medicina Ocupacional.
¿As empresas que fazem vacinação anual contra gripe observam diminuição no absenteísmo, tendo em vista ser a gripe, a maior causadora de faltas ao trabalho no mundo inteiro¿, destaca Dr. Fernando Resende, diretor da Rede de Recursos e Serviços Próprios.
HPV
O Centro de Vacinação também promove a imunização contra o HPV, vacina recentemente lançada no Brasil. O Papiloma Vírus Humano é causador de verrugas genitais, lesões pré-cancerosas e câncer de colo de útero, vulva e vagina.
Esta vacina está indicada para mulheres de
Ela foi testada em mais de vinte mil mulheres e se mostrou segura, tendo como efeito colateral mais importante dor no local da injeção. Não foram realizados testes em homens e é contra-indicada para grávidas.