Na última terça-feira (1º), o gerente de tecnologia e o advogado da Unimed do Brasil, respectivamente Mauro Back e Egberto Miranda Silva Neto, estiveram reunidos com o diretor de Desenvolvimento Setorial e a gerente de Informações Epidemiológicas da Agência Nacional de Saúde Suplementar, José Leôncio de Andrade Feitosa e Jussara Macedo, para discutir aspectos polêmicos da Resolução Normativa nº 114, que dispõe sobre o Programa de Padronização na Troca de Informações entre operadoras e prestadores de serviços de saúde (TISS).
Além de debater alguns aspectos preocupantes da RN, o encontro proporcionou aos representantes da Confederação a oportunidade de verificar e opiniar, antecipadamente, sobre a Instrução Normativa, que deverá ser publicada nesta sexta-feira (4) e regulamentará a matéria.
¿A ANS levou em conta quase todas as sugestões enviadas pela Unimed do Brasil em resposta à consulta pública¿, ressaltou Back. Segundo ele, a Agência não pretende, por exemplo, interferir no Intercâmbio entre as cooperativas médicas. Informações adicionais, que hoje não estão disponíveis, deverão ser coletadas pela Unimed prestadora de serviços e enviada à Unimed responsável pelo contrato. Isto implicará em mudanças no PTU, cuja reformulação é pauta do Encontro de TI, agendado para dezembro.
Também houve um comprometimento da Agência em não interferir nos valores pagos aos cooperados e prestadores, bem como de rever os prazos de substituição.
Outro ponto importante foi o convite da Jussara Macedo de contar com a participação de um representante da Unimed do Brasil como membro do Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar, criado pela Resolução Normativa nº 114, com atribuição de supervisionar, coordenar, estabelecer prioridades e propor modificações e melhorias no padrão TISS.
O lançamento do padrão TISS - cuja adoção de informações será obrigatória, e não o uso do software - será nesta sexta-feira (4), no Rio de Janeiro. Até amanhã também deve ser disponibilizado um Boletim Mais Informações Tecnologia, com todos os detalhes sobre esta reunião.
Fonte: Confidencial informativo Unimed do Brasil