O combate à Dengue é coletivo. Por isso, Governo e sociedade precisam se unir para enfrentar o problema. A população deve fazer sua parte, adotando medidas de higiene e cuidado, não deixando água empoçada em lugar nenhum. As autoridades de saúde fiscalizam a cidade, no combate ao mosquito e aperfeiçoando o atendimento aos doentes.
A Unimed Goiânia colabora com outras instituições públicas e privadas de saúde para o controle da Dengue e a capacitação profissional dos médicos.
Dicas e sintomas
É importante ficar muito atento aos sintomas que vão surgindo e na evolução dos mesmos, não deixando de procurar imediatamente o atendimento médico para diagnóstico correto e esclarecimento de dúvidas. Portanto, não faça qualquer tratamento sem orientação médica!
A Dengue é uma doença febril com sintomas seqüenciais: febre, mialgia (dor no corpo), cólica abdominal, dor de cabeça, manifestações cutâneas e, às vezes, vômito e diarréia.
É preciso ter cuidado porque os sintomas confundem-se com os sintomas de uma virose ou gripe, mas no caso da Dengue, as manifestações são diferentes. Por exemplo, a dor de cabeça é forte e retroocular (atrás dos olhos). Outro sinal importante é a presença de manifestações cutâneas: exantemas (manchas vermelhas) nos braços e pernas, e/ou petequias (pontos vermelhos) nas pernas com coceira.
Não há manifestação aparente da desidratação, mas ela existe e pode ser observada pela queda do número das plaquetas no sangue.
As principais medidas são a hidratação imediata e a ingestão de antitérmicos. Em qualquer um desses casos, procure atendimento médico imediatamente.
Melhoria do atendimento
A Unimed Goiânia promoveu uma série de cursos e palestra de Educação Médica Continuada com os melhores especialistas da área para preparar seus médicos cooperados para o diagnóstico e atendimento de seus beneficiários com a doença.
Foi montada uma sala especial de hidratação no Serviço de Atendimento Unimed (SAU) para hidratação preventiva e de casos confirmados. Este esforço de controle da Dengue está mobilizando mais de 200 profissionais médicos de várias unidades da Cooperativa como o Pronto Atendimento, Laboratório Unimed e Centro Clínico.
?A Dengue pode ser erradicada com o esforço de cada pessoa em sua casa e rua. Reduzimos os índices de poliomielite abaixo dos preconizados pela OMS. Há 100 anos atrás, Oswaldo Cruz conseguiu mobilizar o Rio de Janeiro para combater a Febre Amarela. Da mesma forma, 100 anos depois, somos chamados a fazer o mesmo com a Dengue?, observa o Dr. Elso Soares, diretor Clínico da Rede de Recursos e Serviços Próprios da Unimed Goiânia.
O Dr. Fernando Resende, diretor dos Recursos e Serviços Próprios, concorda que a população tem uma força poderosa, que se manifesta em momentos importantes como nas campanhas de solidariedade as vítimas de catástrofes naturais.
?Cada um de nós pode contribuir. A Unimed Goiânia está presente, fazendo sua parte com um atendimento de qualidade?, disse diretor.